O que é o Arduino

O Arduino é uma plataforma de prototipagem eletrônica open-source que se baseia em hardware e software flexíveis e fáceis de usar. É destinado a artistas, designers, hobbistas e qualquer pessoa interessada em criar objetos ou ambientes interativos.
O Arduino pode sentir o estado do ambiente que o cerca por meio da recepção de sinais de sensores e pode interagir com os seus arredores, controlando luzes, motores e outros atuadores. O microcontrolador na placa é programado com a linguagem de programação Arduino, baseada na linguagem Wiring, e o ambiente de desenvolvimento Arduino, baseado no ambiente Processing. Os projetos desenvolvidos com o Arduino podem ser autônomos ou podem comunicar-se com um computador para a realização da tarefa, com uso de software específico (ex: Flash, Processing, MaxMSP).
As placas podem ser construídas de forma caseira (manualmente) ouadquiridas já montadas e o software pode ser baixado gratuitamente. O projeto do hardware (arquivos de CAD) está disponível sob licença open-source e você é livre para adaptá-lo para as suas necessidades.
O Arduino recebeu uma menção honrosa na categoria Comunidades Digitais do prêmio Ars Electronica Prix do ano de 2006.
A equipe de concepção do Arduino é formada por: Massimo BanziDavid CuartiellesTom IgoeGianluca Martino e David MellisCréditos.

Assista alguns vídeos sobre o Arduino





Arduino: O documentário


Arduino The Documentary (2010) Spanish HD from gnd on Vimeo.


Para acessar um manual para iniciantes clique aqui


Acesso o blog Arduino aplicado ao Ensino de Ciências e você poderá ter ideias interessantes para aplica-lo ao Ensino


Onde comprar a placa (receba em casa a sua placa):
Multilogica

Unite
Robocore
Mais informaçoes visite o site "arduino"